A cada ano Montenegro e região sofre pelo menos uma vez com as enchentes, e com ela vem prejuizos, tanto alagando casas,interditando ruas, entre outros problemas. Para tentar minimizar o problema causados pela enchente, a empresa Engeplus em 2013, elaborou um projeto que custaria, ao todo, em torno de R$ 370 milhões de reais.
São duas alternativas, um dique junto á cidade, ou, um dique fora da cidade juntamente com um corta-rio.
A primeira alternativa é construir um dique junto a cidade com 4,5m de altura e 4,8km de extenção,
entre as ruas Andorinhas e Olavo Bilac, elevando altura as ruas Torbjom Weibull e Cel Álvaro de Moraes, que
irá proteger a cidade contra cheias de tempo de retorno de 100 anos, possibilitando uso nas atuais áreas de
risco de inundação, e possibilitando também, o tráfego de mão-dupla sobre o dique.
Porém esta alternativa irá desapropriar aproximadamente 89 imóveis
em virtude das obras do dique,e também, será uma barreira visual para o rio Caí nas ruas Torbjom Weibull e
Cel. Álvaro de Moraes, e também impactando as atividades realizadas junto ao Cais do porto.
Esta obra custará em torno de 43,5 milhões de reais(incluindo os projetos, obras, desapropriações, adequação
do sistema viário e de drenagem urbana).
Já a segunda alternativa é criar um dique fora da cidade juntamente com um corta-rio. Será construído
um dique de 4,5m de altura e 4,9km de extensão fora da cidade, que acompanhará um canal de 6,5m de profundidade,
50m de largura e 1,3km de extensão a ser escavado na área rural de Capela de Santana, eliminando a curva que o
rio Caí faz em frente a área urbana de Montenegro.
Com isso teremos uma proteção contra cheias de tempo de retorno de 100 anos, possibilitando novos usos
nas atuais áreas de risco de inundação, e também possibilitando um tráfego sobre o dique.
Mas porem, irá desapropriar 60 imoveis em virtude das obras, e também, terá impactos ambientais sobre o
meio físico e biótico, modificando o caminho natural da água do rio Caí.
Esta obra irá custar 41,8 milhões(incluindo projetos, obras, desapropriações, adequação do sistema viário e de
drenagem urbana).